Em respeito à eterna dívida dos brasileiros pra com o povo paraguaio, é de lá que escolho o segundo disco a ocupar espaço neste blog: Ayer, Hoy y Mañana, de Oscar Safuan. O músico e pesquisador musical Oscar Nelson Safuan nasceu na cidade de San Estanislao (Santani), no Paraguai, em 1943, de ascendência libanesa (por parte de pai), morrendo aos 63 anos, em 2007, no Rio Grande do Sul, tendo vivido em várias outras cidades do Brasil. É o criador da "Avanzada", estilo fruto da mistura da polka paraguaia com a guaranha e um pouco de estilos brasileiros como a bossa nova e a balada, e que ganharia popularidade no Paraguai nos anos 80 do séc. XX.
Ayer, Hoy y Mañana conta com 5 faixas instrumentais: "Amigo planetario", "Nadine en Venezuela", "La leyenda del Arpa Serena" (com vocais femininos sem letra), "Al Maestro" e "Danza seductora", além de "Muchachito Campesino", onde ele apenas fala por toda a música, inclusive citando o Brasil. As faixas "Oguãheta San Juan Ara" e "Aravai Pyhare" são cantadas em guarani, idioma também presente no Brasil.
O destaque vai pra "Al pie de tu reja", "Aravai Pyhare" e "Al Maestro", canções que me tocam sempre que as escuto.
A imagem da capa não tá um primor, mas acho que sou o primeiro a disponibilizar ela na grande rede.
Faixas:
01-Amigo planetario (A Zeizor, por siempre)
02-Otoño en mi canción
03-Al pie de tu reja
04-Nadine en Venezuela
05-Oguãheta San Juan Ara
06-La leyenda del Arpa Serena
07-Aravai pyhare
08-Al Maestro
09-Muchachito Campesino (Autobiografia 1ª Parte)
10-Danza seductora
Sugiro que conheçam o trabalho deste senhor. Valorizemos o filho de uma terra que o Brasil ajudou a destruir, mas que busca se reerguer, e torçamos pra que Fernando Lugo teja à frente de um projeto que só traga melhorias pr'aquele povo.
Axé, meus irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário