terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ruben Rada (Uruguay) - Pa'los Uruguayos - 1989


Seguindo em nosso percurso inicial, onde visitamos os "Estados Partes" do Mercosur ou Mercosul, chegamos agora ao Uruguai, já desmistificando o que se costuma pensar desse país no Brasil. Costumamos imaginá-lo como um país puramente branco e que tenha uma cultura semelhante à nossa gaúcha. No entanto - e assim como no RS, apesar de muitos não saberem -, há uma população de origem eminentemente africana por lá, ainda que seja minoria - em torno de 180.000 habitantes. E o artista de que tratamos hoje é justamente o representante maior da comunidade negra do Uruguai e talvez da nação uruguaia de um modo geral. Se trata de Ruben Rada, nascido em Montevideo, em 1943. Este rapaz, de forte musicalidade, já gravou com gente de tudo quanto é país da América Latina, entre eles, Hermeto Pascoal, Bakithi Kumalo e Jon Anderson, além de ter suas músicas gravadas por Milton Nascimento e outros. "El Negro Rada" viveu grande parte da sua vida na Argentina, onde fez bastante sucesso e gravou muitos discos - aqui também desmistificando a imagem do argentino racista ao extremo -, além de outros países, como o México.
Pa'los Uruguayos foi editado na Argentina e conta com faixas memoráveis, fruto de muita mescla com outros estilos, tendo por base o candombe, como "Qui Beleza" (com comovente solo de vocalizações) e "Candombe para Bob Marley", esta um verdadeiro clássico, que deve ter alegrado bastante o espírito de Bob ao rondar por estas paragens! Recomendadíssimo!
Músicas:
01-Me Pa
02-Creador de Ilusiones
03-Qui Beleza
04-Afrodicto
05-Candombe para Bob Marley
06-Plácido Rada
07-Don't Stop el Candombe
08-Bó Vatomaruna
Pra mais informação sobre El Negro, visite sua página:
Axé, meus irmãos.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Oscar Safuan (Paraguay) - Ayer, Hoy y Mañana - 1993


Em respeito à eterna dívida dos brasileiros pra com o povo paraguaio, é de lá que escolho o segundo disco a ocupar espaço neste blog: Ayer, Hoy y Mañana, de Oscar Safuan. O músico e pesquisador musical Oscar Nelson Safuan nasceu na cidade de San Estanislao (Santani), no Paraguai, em 1943, de ascendência libanesa (por parte de pai), morrendo aos 63 anos, em 2007, no Rio Grande do Sul, tendo vivido em várias outras cidades do Brasil. É o criador da "Avanzada", estilo fruto da mistura da polka paraguaia com a guaranha e um pouco de estilos brasileiros como a bossa nova e a balada, e que ganharia popularidade no Paraguai nos anos 80 do séc. XX.
Ayer, Hoy y Mañana conta com 5 faixas instrumentais: "Amigo planetario", "Nadine en Venezuela", "La leyenda del Arpa Serena" (com vocais femininos sem letra), "Al Maestro" e "Danza seductora", além de "Muchachito Campesino", onde ele apenas fala por toda a música, inclusive citando o Brasil. As faixas "Oguãheta San Juan Ara" e "Aravai Pyhare" são cantadas em guarani, idioma também presente no Brasil.
O destaque vai pra "Al pie de tu reja", "Aravai Pyhare" e "Al Maestro", canções que me tocam sempre que as escuto.
A imagem da capa não tá um primor, mas acho que sou o primeiro a disponibilizar ela na grande rede.
Faixas:
01-Amigo planetario (A Zeizor, por siempre)
02-Otoño en mi canción
03-Al pie de tu reja
04-Nadine en Venezuela
05-Oguãheta San Juan Ara
06-La leyenda del Arpa Serena
07-Aravai pyhare
08-Al Maestro
09-Muchachito Campesino (Autobiografia 1ª Parte)
10-Danza seductora
Sugiro que conheçam o trabalho deste senhor. Valorizemos o filho de uma terra que o Brasil ajudou a destruir, mas que busca se reerguer, e torçamos pra que Fernando Lugo teja à frente de um projeto que só traga melhorias pr'aquele povo.
Axé, meus irmãos.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Reinaldo (Brasil) - Retrato Cantado de um Amor - 1986


Natural do Rio de Janeiro, Reinaldo veio para São Paulo onde lançou seu primeiro disco Retrato Cantado de um Amor (1986), pela Continental, seguido dos LPs Aquela Imagem, Pra Ser Minha Musa, com o qual recebeu o primeiro disco de ouro, e Coisa Sentimental, considerado pela crítica como o melhor trabalho de sua carreira, que lhe valeu a indicação para receber o Prêmio Sharp, na categoria de Melhor Cantor. Em 1992, lançou o disco Soneto de Prazer e, em 1995, Samba Meu Brasil. Em 1997, o Príncipe do Pagode retorna à Continental com LP Traz de Volta Minha Paz. Dois anos depois grava o primeiro CD de uma coleção de cinco, intitulados Pagode Pra Valer. O resultado é um novo disco de ouro. Neste ano, lança o segundo Pagode Pra Valer, trazendo de volta o samba de raiz, marcado na palma da mão, faturando mais um disco de ouro.
via:
-
Intitulado pelos colegas como "príncipe do pagode", chegou a São Paulo com a experiência dos pagodes do Cacique de Ramos, bloco histórico do subúrbio carioca, e ajudou a popularizar as rodas de samba paulistas. Lançou seu primeiro disco "Retrato Cantado de um Amor" em 1986. Desde 1999 vem lançando a coleção de cinco CDs, intitulado "Pagode Pra Valer".
-
Reinaldo é uma das vozes que mais me agradam no samba, forte e com alta dose de sentimento. Este seu primeiro álbum conta com pérolas do estilo, na minha opinião, como "Gostar como eu queria", "Coração cigano" e "Teu jeito", esta meu samba preferido em todos os tempos! A base das músicas é sempre com violão, cavaquinho, pandeiro, tendo direito a palma da mão em "Ô Irene". Enfim, recomendadíssimo! Espero ter acertado na escolha pra abrir este blog. (Infelizmente, não pude colocar a imagem da capa do disco.)
Músicas
01-Retrado Cantado de um Amor
02-Medo Feroz
03-PT Saudações
04-Grades do Coração
05-Gostar Como Eu Queria
06-Como Era Antes
07-Coração Cigano
08-Descarte a Dor
09-Teu Jeito
10-Ô Irene
11-Já Não Arde
12-Trem da Alegria
-
Axé, meus irmãos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Saludos

Prazer. Meu nome é Cazuza Anhanga. Bem-vindos ao blog "Som do Terceiro Mundo". Aqui, postarei álbuns de músicos de várias nacionalidades, mas sempre da periferia do mundo. Espero que degustem bem as delícias periféricas.